Exclusivo – São José Notícias registrou em vídeo a situação preocupante no km 10 da rodovia Ilhéus–Uruçuca.
Um posto de saúde que está abandonado há sete anos, no distrito de São José, em Ilhéus, foi ocupado por um morador de rua há cerca de dois anos e meio. Desde então, ele utiliza o espaço como moradia e, mais recentemente, passou a acumular diariamente grandes quantidades de lixo em frente ao prédio. O material é transportado em um carrinho de mão improvisado por ele, formando uma verdadeira montanha de entulho.
A cena, registrada com exclusividade pela reportagem, preocupa os moradores da comunidade, pois o acúmulo de resíduos atrai roedores e mosquitos, aumentando o risco de proliferação de doenças — inclusive o mosquito transmissor da dengue.
Há cerca de 25 dias, após solicitação do vereador Tandick Resende, encaminhada pelo administrador do distrito Davi Brito, a Prefeitura de Ilhéus realizou uma limpeza completa e roçagem no local. No entanto, após a intervenção, o morador percebeu o espaço limpo e passou a acumular novamente os resíduos na entrada do prédio, agravando ainda mais o problema.
O posto de saúde permanece fechado e sem destinação desde a última gestão municipal, abrindo espaço para a ocupação irregular e expondo a comunidade a riscos de saúde pública.
Moradores pedem atenção urgente do poder público para que sejam tomadas providências, tanto no sentido de realocar o morador em situação de rua com dignidade, quanto de preservar a saúde coletiva da comunidade de São José.
📍 Reportagem e imagens: Danilo Dias – Gestor do São José Notícias