O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 começa nesta segunda-feira (17) e vai até o dia 30 de maio.
A Receita Federal costuma levar em conta a ordem de envio das declarações na hora de pagar as restituições. Além disso, há uma lista de prioridades para alguns grupos específicos, que recebem antes dos demais — mesmo que tenham enviado a declaração nos últimos dias do prazo.
Ou seja, quanto mais cedo a declaração for enviada, mais rápido a restituição será paga. No entanto, se houver erros ou informações incompletas, o contribuinte perde a posição na fila e pode acabar recebendo o pagamento apenas nos últimos lotes.
Neste ano, a Receita anunciou duas mudanças importantes:
- Agora, terão prioridade no pagamento os contribuintes que optarem pela declaração pré-preenchida e escolherem receber a restituição via PIX. Antes, essa vantagem era dada apenas a quem selecionava uma dessas opções.
- O aplicativo “Meu Imposto de Renda” foi desativado. Quem quiser fazer a declaração pelo celular precisará baixar o aplicativo oficial da Receita Federal.
Quem perder o prazo para entregar a declaração terá que pagar uma multa, que pode variar de R$ 165,74 até 20% do imposto devido