Categories: Sem Categoria

Moradores do Distrito de São José, em Ilhéus, denunciam abandono: ruas esburacadas e alagadas a cada chuva

Moradores do distrito de São José, localizado em Ilhéus, no sul da Bahia, estão revoltados com as condições precárias de infraestrutura nas principais ruas da comunidade. O cenário se repete a cada chuva: buracos, poças de água, lama e muito transtorno. As ruas Chico Mendes — conhecida popularmente como Golfo, que também é a via principal do distrito — além da Rua Mário Mendes e Rua Argôlo, estão entre as mais afetadas.

A população reclama dos danos causados a veículos como carros, motos e bicicletas. Muitos moradores também relatam dificuldades para caminhar pelas vias, especialmente idosos, crianças e pessoas com mobilidade reduzida. “Aqui quando chove, é um sufoco. A gente não sabe se o pneu vai furar ou se a moto vai escorregar. Fora o medo de alguém cair, principalmente os mais velhos e as crianças que vão para escola”, comenta uma moradora da Rua Argôlo.

O morador Diego, em entrevista ao blog, fez um desabafo que reflete o sentimento geral da população:

“De dois em dois anos tem muito político por aqui pedindo voto. Mas quando a gente precisa, somem todos! A gente não pede luxo, só o mínimo: ruas transitáveis, segurança e respeito.”

Segundo os moradores, não há ações efetivas por parte da prefeitura para resolver o problema. Algumas tentativas de tapa-buracos já teriam sido feitas no passado, mas de forma paliativa, sem drenagem adequada nem planejamento a longo prazo, o que faz com que os problemas voltem a surgir nas primeiras chuvas fortes.

Além dos prejuízos materiais, há também o receio de doenças causadas pelo acúmulo de água parada, como dengue, chikungunya e leptospirose. O mato alto nas laterais das ruas e a falta de iluminação pública em alguns trechos aumentam a sensação de abandono e insegurança.

A comunidade do São José pede providências urgentes e uma atuação mais presente do poder público, cobrando não apenas promessas, mas ações concretas. A expectativa é que os órgãos responsáveis visitem o distrito, ouçam os moradores e iniciem um plano real de requalificação das vias.

Enquanto isso, o sentimento que predomina entre os moradores é o de indignação, mas também de resistência e união para cobrar seus direitos.

Danilo

Share
Published by
Danilo

Recent Posts

Prefeitura de Ilhéus flagra irregularidades graves em barraca de praia no Cururupe após denúncia

Após denúncias de consumidores, a Prefeitura de Ilhéus, por meio do PROCON Municipal e da…

3 dias ago

SAMU-192 segue com atendimentos nos dois postos no Circuito do Carnaval Antecipado de Itabuna – Foto Pedro Augusto Secom – Prefeitura Itabuna

SAMU-192 segue com atendimentos nos dois postos no Circuito do Carnaval Antecipado de Itabuna A…

3 dias ago

Presidente da AMTIPA pede cautela ao tratar suspensão de cruzeiros em Ilhéus

O presidente da Associação dos Motoristas de Transporte por Aplicativo de Ilhéus (AMTIPA), Lula, afirmou…

3 dias ago

Carnaval de Itabuna vira palco de conscientização contra a violência à mulher no Circuito Sabará

O Carnaval Antecipado de Itabuna vai muito além da folia, da música e da alegria.…

3 dias ago

Prefeito Valderico Junior participa da inauguração do novo Fórum de Ilhéus

Cerimônia marca entrega de um importante equipamento judiciário para atendimento à população Nesta quarta-feira (21),…

6 dias ago

Brasil registra novo recorde de feminicídios em 2025 e média chega a 4 mortes por dia

Danilo Dias O Brasil encerrou o ano de 2025 com o maior número de feminicídios…

7 dias ago

This website uses cookies.