Na madrugada desta sexta-feira, 25 de abril de 2025, o ex-presidente da República Fernando Collor de Mello foi preso em sua residência em Maceió (AL), por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A ordem foi expedida para o cumprimento imediato da pena de 8 anos e 10 meses de prisão, à qual Collor foi condenado por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
A condenação, ocorrida em 2023 no âmbito da Operação Lava Jato, envolveu acusações de recebimento de cerca de R$ 20 milhões em propinas. O esquema teria beneficiado empresas privadas em contratos com a BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras. Após a sentença, a defesa do ex-presidente entrou com diversos recursos judiciais, todos rejeitados pela Suprema Corte.
Fernando Collor, que governou o Brasil entre 1990 e 1992, renunciou ao cargo em meio a um processo de impeachment. Após anos afastado da política, voltou a ocupar cargos públicos, sendo eleito senador por Alagoas — mandato que se encerrou em 2023.
Com a prisão, Collor passa a integrar uma lista de ex-presidentes brasileiros que enfrentaram problemas com a Justiça. Desde a redemocratização, apenas Fernando Henrique Cardoso não respondeu a processos judiciais ou sofreu prisão.
Atualmente, Collor está custodiado na Superintendência da Polícia Federal em Alagoas, enquanto o plenário do STF analisa, em sessão virtual, a decisão de Moraes.
Após denúncias de consumidores, a Prefeitura de Ilhéus, por meio do PROCON Municipal e da…
SAMU-192 segue com atendimentos nos dois postos no Circuito do Carnaval Antecipado de Itabuna A…
O presidente da Associação dos Motoristas de Transporte por Aplicativo de Ilhéus (AMTIPA), Lula, afirmou…
O Carnaval Antecipado de Itabuna vai muito além da folia, da música e da alegria.…
Cerimônia marca entrega de um importante equipamento judiciário para atendimento à população Nesta quarta-feira (21),…
Danilo Dias O Brasil encerrou o ano de 2025 com o maior número de feminicídios…
This website uses cookies.